O que fazer durante uma crise de pânico

O que fazer durante uma crise de pânico

É muito comum no momento de aflição confundir as reações fisiológicas com as mais variadas doenças, porque o modo de respirar e a tensão muscular vão nutrindo a maior parte das manifestações existentes na crise.

Ouço em consultório os relatos de clientes e atesto a sua dor: a crise traz um sofrimento muito intenso e abala a confiança. Então, vale o seu esforço para tentar evitá-la ou minimizá-la. Por outro lado, ela é a sua mente e o corpo dizendo: “não aguentamos mais! Cuide de nós!” É um alerta, momento de você redirecionar rumos, se reinventar. Você já teve uma crise, uma situação difícil? Que lição guardou do fato de ter superado?

O Psicólogo Bernard Rangé elaborou a técnica “ACALME-SE”, muito útil para usar em crises de ansiedade e de pânico. E a estratégia se mostrou muito eficaz também na prevenção, eliminando ou reduzindo “ataques”. Cada letra tem um significado que você conferir na imagem abaixo e no Canal do Youtube do Psicólogo Pascoal Zani:

A técnica de Ancoragem “54321” propõe o uso dos 05 (cinco) sentidos para estabelecer contato com o ambiente e o presente, assim reduzindo a força do pensamento preocupado. É muito apropriada para o momento de crise. Veja na imagem abaixo como funciona:

 
O Pânico tem um diferencial porque nele você acredita piamente que o sintoma de ansiedade que está percebendo irá enlouquecê-lo ou matá-lo, pela semelhança com doenças graves. Por isso entender esse mecanismo é fundamental.

Depois da crise você pode conversar com seu psicólogo sobre as questões cognitivas, emocionais e situacionais que fizeram gatilho para o Pânico.
 
Mas, no momento da dor, apenas se lembre, para tranquilizar: crise vem, crise vai!  É transitória, não dura para sempre, não faz perder o controle e não mata! Se ela veio, aceite-a, observe o ambiente, continue agindo e respire: ela irá!

Esta orientação psicoeducativa não substitui a Psicoterapia.

Psicólogo Pascoal Zani
CRP 08/04471
 

Leave a Reply

Your email address will not be published.