Pascoal Zani, explorador de Curitiba há quase quatro décadas

No 329o. aniversário de Curitiba/PR, fui agraciado com a publicação de parte de minha história no jornal da cidade, Gazeta do Povo. Para conhecer um pouco mais de mim basta ler a reportagem “Explorador de Curitiba há quase quatro décadas / Natural da cidade de Bandeirantes, Pascoal Zani é um apaixonado e curioso pela cidade que escolheu para viver”:

https://www.gazetadopovo.com.br/gpbc/curitiba-de-todas-as-tribos/explorador-de-curitiba-ha-quase-quatro-decadas/

Comemorar o aniversário de Curitiba significa, principalmente, celebrar as pessoas que contribuíram para construir a identidade da cidade. Se o dia 29 de março marca a fundação da Vila de Nossa Senhora da Luz dos Pinhais numa época em que o Brasil ainda era colônia de Portugal, 329 anos depois o cenário pode até ter mudado, mas uma característica permanece: os pequenos grupos urbanos continuam se reunindo a partir de afinidades e características comuns. Curitiba deixou de ser um povoado para se tornar uma metrópole com quase 2 milhões de habitantes e que reúne inúmeras tribos: esportistas, gamers, restauranters, hiperconectados, entre inúmeras outras possibilidades e terminologias.

A diferença de mais três séculos atrás é que, hoje, essas tribos urbanas não se formam mais em função apenas da identidade étnica e cultural. Apesar de muitos desses traços ainda estarem presentes em uma cidade multiétnica, os grupamentos passaram a se formar principalmente a partir de hábitos, costumes, hobbies e até mesmo de conhecimento técnico. No dia 29 de março, como forma de presentear a cidade, seus moradores, fãs e admiradores – sim, porque Curitiba é praticamente uma personalidade –, a Gazeta do Povo e a Tribuna do Paraná identificaram algumas dessas tribos que formam a capital paranaense para presentear o leitor.

Clique aqui para ler a minha história em relação à cidade de Curitiba/PR.

Clique aqui para acompanhar meus conteúdos nas redes sociais e para fazer download dos meus ebooks gratuitamente.

Psicólogo Pascoal Zani – CRP 08/04471

Leave a Reply

Your email address will not be published.