E esse tal de Aqui e Agora, heim!? O que é Mindfulness? Como pode ajudar a combater o estresse

E esse tal de Aqui e Agora, heim!? O que é Mindfulness? Como pode ajudar a combater o estresse da vida moderna e, mais que isso, melhorar nosso bem estar, a forma de viver?

Os estoicos já alertavam que o passado e o futuro estão fora do nosso controle e que dar atenção a eles causa sofrimento, pois a Vida só é possível no presente.

Bem, o mundo decidiu andar cada vez mais rápido. Hoje recebemos mais informações num dia do que um homem recebia na sua Vida inteira há 300 anos atrás. Cabe isso? A luta pela sobrevivência, as exigências acadêmicas, profissionais e relacionais e, ainda, os pensamentos acelerados e preocupados induzem a viver no modo automático, ou seja, a não processar o que está acontecendo. É a moradia perfeita para os vírus da ansiedade, estresse, depressão e outros males da mente.

A Terapia Cognitivo-comportamental, dentre outros protocolos para melhoria de bem-estar, estresse, ansiedade e depressão, abriga a MBCT – Terapia Cognitiva Baseada em Mindfulness. John Kabat-Zinn usa a definição “Estar alerta, de coração aberto, momento a momento, sem julgamento” e sugere treinar, exercitar a mente para viver de modo consciente. A “Atenção Plena” se torna, então, uma arma poderosa para enfrentar o chamado “Mundo BANI” (Frágil, Ansioso, Não linear e Incompreensível).

Estamos quase sempre no “mundo dos pensamentos”. Sofremos por décadas enquanto apegados a eles, emaranhados nas preocupações e vivendo “no automático”, no “modo fazer”, num eterno “estar sempre lá e nunca aqui.” A proposta é de usar a nosso favor os cinco sentidos, “sentir as sensações” para que nossa atenção aumente e aproveitemos a oportunidade de cada experiência, no “modo ser”, conscientes. É como se o Mindfulness dissesse: “tenho uma alternativa muito prática para viver mais leve e produzir melhor: quer tentar?”

Publicado também no Clube Gazeta do Povo:https://clube.gazetadopovo.com.br/noticias/outros/pocah-bbb21-estresse-mindfulness/

Mindfulness – exercícios

  1. Escaneamento corporal

Deitado ou sentado, sinta os pontos de contato do corpo com a cama ou com a cadeira. Perceba algum ponto de tensão ou desconforto e faça adaptações na postura. Percorra mentalmente e com calma todos os membros do seu corpo, dos pés para a cabeça, tornando-se consciente de cada um deles. Busque manter a atenção plena no exercício. Observe com atenção e curiosidade, sem julgamento, vivenciando o presente com foco em você. Repita lentamente o movimento da cabeça aos pés. Note como reage quando percebe alguma distração. Não julgue, apenas retome. Perceba as sensações em cada uma das partes: a vibração, a pulsação, a temperatura, o peso e o toque de suas roupas na pele. Repita mais de uma vez.

  1. Meditação de 3 minutos

Encontre uma postura confortável e alerta, deitado ou sentado. Durante três minutos coloque as mãos na barriga e foque a sua atenção na respiração pelo abdômen. Enquanto respira, pronuncie mentalmente: “inspira”, “expira”. Sinta o ar entrando e saindo dos seus pulmões. Encha o peito por completo. Em seguida, diminua a velocidade da expiração cada vez mais. Sinta os batimentos cardíacos diminuírem. Caso se distraia, não se julgue. Apenas retome e respiração e continue o exercício.

  1. Atenção plena na escovação dos dentes

Acalme a mente acalmando o corpo. Ao escovar os dentes, planeje fazer apenas isso, com calma. Saia do automático, ou seja, escove de forma consciente, parado, prestando atenção no seu rosto. Perceba os movimentos circulares ou verticais da escova em sua boca, nos dentes superiores, nos inferiores, da esquerda e da direita, no lado interno e no externo. Sinta a espuma, o frescor, o gosto do creme dental e a água.

  1. Meditação da ameixa ou do chocolate

Prepare uma ameixa ou qualquer outro alimento. Comece olhando para ela como se a visse pela primeira vez. Perceba o novo em algo que já é conhecido. Analise o relevo, a consistência dela em sua mão e nos dedos ao apertar levemente. Cheire, sinta o seu aroma. Coloque-a na boca, sem mastigar, apenas para saborear. Depois morda um pedaço pequeno e novamente sinta o gosto e a textura. Ouça o barulho da mastigação. Mastigue em pequenas partes e devagar, experimentando as novas sensações geradas pela pasta que vai se formando. Sinta o gosto e o hálito na sua boca, após engolir.

  1. Observação dos sons

Sente-se ou deite em um lugar tranquilo e se permita um tempo para viver essa experiência. Comece tomando consciência da sua respiração abdominal: inspire e expire. Feche os olhos e ative sua audição, prestando atenção nos sons e ruídos ao seu redor, dos ambientes próximos. Depois repare nos sons mais distantes, como o barulho de carros, conversas, pássaros, do vento etc. Imagine cada um deles em uma faixa diferente de seu cérebro. Não controle, apenas observe. Perceba a transitoriedade: eles vem e vão, como os pensamentos. Permaneça ouvindo até começar a perceber pequenos detalhes sonoros mais distantes e mais baixos se tornarem nítidos.

Você pode praticar com os textos acima ou ouvi-los com a edição do Clube Gazeta do Povo:

https://clube.gazetadopovo.com.br/noticias/outros/mindfulness-ja-exercicios-simples-para-mudar-seu-astral-agora-mesmo/

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *