Saúde, bem mais que ausência de doença

Saúde, bem mais que ausência de doença

“Um estado de bem-estar no qual um indivíduo percebe suas próprias habilidades, pode lidar com os estresses cotidianos, pode trabalhar produtivamente e é capaz de contribuir para sua comunidade.”

O conceito da OMS para Saúde Mental apresenta 05 (cinco) pontos importantes:

  1. “Estado de bem-estar”. Trata-se de Vida, do direito e a necessidade humana de ter experiências de qualidade, momentos que não sejam apenas suportados, mas realmente vividos.
  2. “Percebe suas próprias habilidades”. Cada indivíduo possui forças inatas e também atitudes aprendidas que podem ajudá-lo se ele de fato as perceber, acreditar nelas e usá-las.
  3. “Pode lidar com os estresses cotidianos”. Saúde Mental não é não ter problemas e desafios. É a capacidade de enfrentamento para superar cada estresse.
  4. “Pode trabalhar produtivamente”. Ser cognitiva e emocionalmente capaz de agir é requisito básico para a saúde da mente. E o bem-estar vem da ação realizada, a satisfação por concluir algo necessário ou prazeroso.
  5. “É capaz de contribuir para sua comunidade”. Outra necessidade básica é o relacionamento com os demais seres humanos. A sanidade mental é tanto testada quanto homologada no convívio social.

Na sequência se pode agregar o conceito de Saúde dado também pela OMS: “Um estado de completo bem-estar físico, mental e social”. O homem é um todo.

E novamente o conceito de Saúde não é dado pela ausência de doença mas pelo “estado de completo bem-estar”.

A análise dos conceitos ajuda a vencer os “pré-conceitos”.

saudemental #bemestar #saude #setembroamarelo #produtividade #relacionamento #habilidades #forças

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *