Fases do Luto, por Kübler e Kessler

A elaboração do Luto é um caminho de vivência emocional intensa, que pode ser melhor ou pior superado conforme as características do óbito, o cenário familiar, as lições aprendidas das experiências pessoais até então e, ainda, de acordo com o modo de pensar (crenças nucleares, pensamentos) e de lidar com as emoções (regulação emocional).

Como é um momento de reflexão, alguns questionamentos podem ser úteis para identificar a fase e os pensamentos manifestados nela, possibilitando lidar melhor com eles e com as emoções que geram:

  1. Negação e isolamento. Qual situação, fato, realidade está difícil de aceitar? Estou negando esse fato ou realidade? Como? Com que pensamentos ou evitações ou ações?
  2. Raiva. Se estou sentindo raiva, ela me paralisa ou, pela indignação, está me levando a fazer algo a respeito? Eu expresso de forma normal, demais ou de menos essa emoção em relação à situação em questão? Que pensamentos a trazem?
  3. Barganha. Estou tentando negociar comigo mesmo, pensando: “Se isso”, “se aquilo”? Quais pensamentos tenho nesse sentido?
  4. Depressão. Estou triste por ter percebido a realidade/situação de tal forma? Em qual intensidade? Está influenciando em minha atividade e relacionamentos? Quais pensamentos me entristecem?
  5. Aceitação. Respeitado o processo dos estágios anteriores, consigo aceitar a situação, realidade como ela é? Caso eu não esteja conseguindo aceitar, posso fazer algo a respeito? Posso ter um pensamento diferente sobre a situação/fato/realidade? Como seria?
  6. Significado. Uma vez tendo aceitado, para que não seja aceitação passiva: o que posso pensar/fazer para conviver com essa situação/ fato/realidade? Que lições, significados e aprendizados posso extrair desse processo?

O enlutado vivência aspectos de uma das fases mesmo enquanto está mais intensamente em outra, até o término do processo.

morte #luto #vida #crise #relacionamento #funeral #psicologia #terapiacognitivocomportamental #emoções #crençasnucleares #habilidades #fasesdoluto #negação #barganha #raiva # #tristeza #depressão #aceitação #significado

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *