Que muVUCA era essa, heim? E até ela mudou, estão dizendo agora que o Mundo é BANI! Manter-se sadio ou insano em cenário muito louco: eis a questão!
No jargão popular, confusão, aglomeração: muvuca; na Guerra Fria, VUCA indicava o contexto mundial: Volatilidade, Incerteza (Uncertainty), Complexidade e Ambiguidade; entre executivos o conceito tem embasado planejamentos empresariais.
Porém, recentemente, Jamais Cascio sugeriu um novo olhar, o Mundo BANI:
B – Ele não é só Volátil; é Frágil (Brittle), pode romper a qualquer momento; quem tiver valores sólidos estará mais forte na fragilidade dele (humm!);
A – Para além de Incerto, ele é muito Ansioso, por tanta imprevisibilidade; o autoconhecimento e a atenção plena ajudarão a produzir mais por mais tempo sem adoecer (Olha só!);
N – É Não-linear, acima do Complexo; na rapidez, ação e reação se confundem, exigindo adaptação e flexibilidade, desaprender e reaprender; o “Lifelong learning” poderia mudar para “unlearning and relearning”, heim?!;
I – Mais que Ambíguo, tem muito de Incompreensível; requer criatividade, aceitação e humanização: “Não sois máquinas, homens é que sois!” (Charles Chaplin)
Apesar do panorama descrito, cada situação abre possibilidade de escolha e atuação. Se puder ser resolvida ou influenciada, a ideia é agir. Se não puder: a) afastar-se, evitar; ou b) aceitar e se adaptar.
Toda circunstância é um estressor. Então, lidar com estresse e ansiedade é importante para produzir “tanto por tanto tempo”. No meu blog estão sugestões práticas de como manter corpo e mente saudáveis em cenário turbulento: www.psicologopascoalzani.com.br.
No dia-a-dia, para se manter produtivo e saudável em meio às situações do mundo BANI, algumas dicas podem ser interessantes:
Cuidados pessoais:
• manter disciplina de sono, alimentação e atividade física
• regular uso de cafeína e bebidas alcóolicas
• praticar “ócio criativo” e hobbies, buscar lazer e entretenimento
• aprimorar os relacionamentos treinando assertividade, Comunicação Não-Violenta
• treinar habilidades de inteligência emocional
• que tal alguns momentos mais leves, em contato com a natureza?
Cuidados profissionais:
• responder para si mesmo: “o que me motiva”, “quais são as minhas paixões”?
• planejar a Vida e a Carreira Profissional
• estabelecer prioridades, planejar rotinas e formas de realizá-las com menor desgaste emocional e físico
• aprender a dizer “não” quando for o caso
A Terapia Cognitivo-comportamental treina habilidades de resolução de problemas, redescoberta de valores, tomada de decisões, aperfeiçoamento de relacionamentos, resiliência, autoconhecimento, atenção plena, flexibilidade e inteligência emocional, melhorando, assim, as armas para enfrentar E tirar proveito das batalhas que o mundo BANI apresenta.
Enfim, o cenário é global e a decisão, individual! Situações difíceis existirão sempre, são da Vida! O detalhe é como cada um escolhe viver cada evento: Ameaça ou Oportunidade?
Psicólogo Pascoal Zani – CRP 08/04471